domingo, 1 de fevereiro de 2009

anotações livro Psicodinâmica das Cores

"Talvez a nossa cultura esteja nos levando para uma nova civilização visual, como a vivida pelo homem medieval, tão dominado pelo ícone religioso quanto o homem moderno é dominado pelo ícone publicitário."

"A linguagem da imagem, usando a presença sugestiva, concreta, cômoda e persuasiva do ícone, apóia-se na idéia de que as imagens são forças psíquicas que podem ser mais fortes que as experiências reais."

"As mutações psicológicas que a formação visual provoca nos fruidores da imagem vão repercurtir no campo sociológico, criando uma nova forma de viver."

"O impacto produzido pela cor não sofre as barreiras impostas pela língua."

"Uma parede preta parece aproximar-se."

"...as cores quentes necessitam um espaço menor, pois se expandem mais; as cores frias necessitam mais espaço, pois se expandem menos."

"O vermelho, por exemplo, tem uma representação estática, o amarelo de expansão e o azul de fechamento, de vazio."

Nenhum comentário: