segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As 3 dimensões

Semântica: *em que medida o símbolo representa bem a mensagem?

*compreendem mal o símbolo, pessoas de outras culturas?

*não chegam a entender o símbolo pessoas de idades diferentes?

*é difícil memorizar o tal?

*teve já uma ampla aceitação?

*contém este símbolo elementos que não estão relacionados com a mensagem?


sintática: *que aspecto tem este símbolo?

*em que medida as partes deste símbolo se relacionam entre si?

*em que medida este símbolo está bem relacionado com os outros símbolos?

*a construção do símbolo revela consistência no uso de figura/superfície, sólido/contornos, sobreposição, transparência, orientação, formato, escala, cor e textura?

*o símbolo é identificado ordenado e gradualmente?

*os elementos mais importantes são identificados em primeiro lugar?

*está o símbolo em contradição séria com os modelos ou convenções existentes?


Pragmática: *temos um símbolo seriamente prejudicado por umas condições de iluminação deficientes, uns ângulos de visão oblíquos ou por outras distorções visuais?

*símbolo vulnerável ao vandalismo?

*mantém-se o símbolo visível a partir das diferentes distâncias de visão?

*símbolo de difícil reprodução?

*pode ser ampliado ou reduzido sucessivamente?

Nenhum comentário: