quinta-feira, 26 de agosto de 2010

motivos para trabalhar ou não com a arte mídia eletrônica (baseado no texto de Monica Tavares para a revista de Pós graduação da Eca)

armazenamento e recuperação de informações;
a obra pode estar presente ao mesmo tempo em todo lugar;
se cria um aspecto performático no público por precisar seguir procedimentos gerados pela obra;
favorecem a "autonomia" do receptor;
é gerado pelo público distintas e imprevisíveis composições;
destaca-se mais pelo seu poder de produção do que por sua capacidade de reflexão e de interpretação;

terça-feira, 24 de agosto de 2010

trechos de Leo Steinberg sobre a obra de Picasso

vemos a auto-existência corporificada, mas em um estado impossível de ser exibido, vêmo-la antes de se tornar aparência

porque o que Picasso desenha não é a aparência de uma ação, mas como é a sensação de realizá-la

desenhar todas em um só estilo seria confessar estar fora delas, olhando para as coisas de fora, como uma câmera

Picasso não está espiando; não está espreitando buracos de fechaduras, mas sim trazendo à tona recintos interiores