sábado, 31 de janeiro de 2009

500 mil pontos

'proibido tocar', 'não mexa', 'não toque'. Não toque nas obras expostas. Não toque nos quadros. Não toque nas esculturas. Não toque. Não porque sua mão pode estar cheia de bactérias, pois estas irão infectar as obras e elas ficarão doentes. Ou na verdade, utilizam o conceito de reeducar o olhar: apenas olhe para trabalhá-lo. E quem não pode olhar com os olhos? e quem só pode olhar tocando? Mas sabe o por quê? a pele tem 500 mil pontos sensíveis.
(...)
Os tantos não toques se espalharam e infectaram.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

artistas e fotógrafos a estudar

Fábio Okamoto
Biassino Gesualdi
Beatriz Toledo
Sergio Romagnolo
Pazé
Nazareth Pacheco
Marcia Xavier
Anna Maria Maiolino
Artur barrio
Leopoldo Ponce
Marina Camargo
Roberto Cecato
Sofia Borges
Tika Tiritilli
Cassio vasconcelos

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

o que a arte influencia na sua vida?

Pois então, isso você pode se perguntar todo dia, você pode até gostar da arte mas o que ela faz ou influencia na sua vida? ou melhor, como ela faz isso?

a fotografia, como já disse Vilém Flusser, no campo das artes ou no próprio campo da fotografia, "...é programado para distribuição discursiva rumo ao espaço vazio...". O espaço vazio traz muitos significados, mas o vazio que está sendo revelado aqui é aquele que é descoberto por um elemento que quer ocupá-lo. E é este elemento que está em pauta na questão.

O processo de ver, de sentir, de ouvir, de degustar, etc uma arte, é um processo de decifrar a sua própria poesia. Ou seja, a arte não é uma poesia pronta. Ela é um instrumento para que você, público, possa construir sua poesia, através de indagações, de questões, de cutucos, de revelações, enfim.

Para mim, este post foi um grande avanço. Sei como e porque a arte deve e/0u faz sentido para a vida.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

as perguntas do Anti-Design e as minhas respostas (www.manifestoantidesign.com)

"Como é que o designer no Brasil, como universitário, e assim integrante da elite intelectual brasileira, espera ser um formador de opinião se simplesmente aceita o modelo dos outros? Pior: será o designer brasileiro um conformado ou um ignorante?"
: a questão é: quero ganhar dinheiro, quero viver seguro. viver deste modelo que se tornou a realidade, não a sua e nem a do ciclano, mas dos tais.

"Se o Design é isso que aprendemos na academia, uma grande simulação baseada em valores de mercado que nunca são exatamente concretos, ou seja, são também simulações, dizemos alto e claro: não acreditamos no Design."
: tá. não é uma questão. quer dizer, é uma questão sim, sem ponto de interrogação.
O design, assim como acho que todas as profissões, é como você define, e não a escola e nem o mercado. O design, assim como a arte, se tornou ou melhor dizendo, foi construído um ícone de beleza sem função, caro, ou melhor, tem função e tem "beleza" ("nova tecnologia...novo design...típico comercial de carro). Com design é tudo mais caro, mas para quê? só pra ficar mais bonitinho e vender mais? Esse é o pensamento velho e sem informação da maioria dos consumidores. Seja um pensamento que não venda ou que venda. É sempre uma percepção errônea. Um argumento sobre aquilo que se "vê" e não se conhece. ufa.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

frases para construção de idéias (sempre em construção)

"...uma mescla de instrução e advertência..."vire à esquerda ou siga em frente e se exploda"." (Rafael Vogt Maia Rosa, sobre o trabalho de Marcello Nitsche)