terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Em uma exposição: uma grande e nada inovadora proposta

em uma exposição, deveria ter o curador falando sobre a obra do artista (ele está entre o público e o artista) e o artista falando de sua obra. Isso quer dizer mais textos para se ler na parede? não! sugiro um livro deixado junto com as anotações de presenças, ou vários livrinhos espalhados no espaço, feitos somente para leitura destes e/ou até um vídeo, ou audio. a! e se não tiver audio, faça o escrito em braile também. custo? custo é ler tudo aquilo na parede. não custa a mais gravar um audio, ligar na tomada e escrever em um livro.

interpretar uma cidade que importou a cultura

Dubai, um cara que adora roupas de grife, quer ser o melhor, para mostrar aos outros que ele pode...típico de quem não sabe ser autêntico...não se olha. Tá cheio de caras assim por aí, mas como ele...ninguém chega aos seus pés. Dubai, eu te acho engraçado, mas você é uma farsa de uma sociedade sem cultura, que com certeza já teve um dia. Ou melhor, tem cultura, importada da pior forma. a cultura do poderoso, da riqueza em ouro e coitado do ouro.. olha só como te rotulei.

manifesto

da consciência: função de mostrar controvérsia: esfera pública: mais experiências que conhecimento: ou as experiências geram o conhecimento: não totalmente assimilável: provocante: assimilável e provocante: comunicar: questionar: perguntar: raciocinar: dizer: descrever: transportar: alterar: adicionar: juntar: fragmentar: arte!
ufa...

domingo, 21 de dezembro de 2008

frases dos artistas (sempre em construção)

"Debruço-me sobre este misterioso poço, insondável, que existe em cada homem." (Iberê Camargo)

"Pintar não é uma profissão, é um destino" (Paul Cézanne)

"Olhar.Ver.Ser visto vendo." (Ana Maria Tavares)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

arte, artista: questões

qual a diferença de um artista e um artista educador na sociedade? e o seu real papel? e a sua visão sobre?

a educação atual criou a arte da reprodução e não da criação. Submissos, todos somos a algo?

o que vc acha do Sem Título?


a arte é para provocar ou descobrir algo? é para sabermos o que não sabemos ainda? é para confirmar algo que sabemos? é para chegar em uma conclusão? é para poeticamente imaginarmos aquilo que se está processando sobre a obra? e se concluirmos, já foi finalizado aquele processo daquela obra? é para não ter limites? ou para sabermos que nossa mente não tem limites? ou melhor, para saber que somos incompletos? sua parte pode ser a parte ausente em outro?

Foto

ela conta histórias, narra peças, cenários..conta, canta poesia..arte! ela cutuca?! pode cutucar? cutucando perceptivamente. use a gestalt na foto. use o estudo da percepção visual na foto. tranforme a foto em uma história, uma narrativa, uma poesia..com arte. (ooo palavra massificada, mas ela é fato!)

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

sobre design (MCPMA)

"o design é uma técnica de comunicação que deve ser desenvolvida em um período de falta de comunicação por excesso de comunicação" (Claret Serrahima)

sabe o que falta no design? é isso mesmo!


o design surgiu como uma forma de identificar os produtos, a solucionar algumas problemáticas pós guerra também. Foi uma linda iniciativa. E como deu certo, muitas empresas aderiram, mas não ao design, e sim a falta de personalidade e a preocupação com a venda: copiaram e aderiram aos estilos, a moda. E os dias de hoje continuam com estes adeptos. Eu não adianta falar para eles o que é melhor, pois você já aderiu ao movimento dos adeptos. Para que perder tempo? eles não vão te entender? eles não vão entender o design? o produto? a solução? o que virou design? mercadológico? um mero produto que precisa ser vendido? ah... os mal adeptos... que tal construir o Movimento Contra a Prática Mal Adepta?

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Paralela 2008: experiências que cutucaram

pássaros marrons e a questão do espaço no mundo dos pássaros, no mundo digital, posições geométricas e seus significados perceptíveis. Como lidamos com a imagem? com o elemento desta?

a casa que derretia e descascava...a luz vai se aproximando

euvc vceu eueu vcvcvcvcvcvcvcvcvcvcvcvceu euvcvcvcvcvcvcvccvcvcvcvcvcvccvcvcvcvccvcveu
(espaços, caminhos, mistérios, rapidez, calma, contínuo)

como aprender o que acontece na normalidade das coisas

casa passarinho, na casa do amor, espelindo madeira.

enquanto isso, vai acontecendo enquanto isso, vai acontecendo... enquanto isso!vai acontecendo! enquanto isso...vai acontecendo... enquanto isso, vai acontecendo. aconteceu

reação natural

acordos

esquerda e direita

qual seu exemplo?

o maço de cigarro no chão

e quem tá aí para a situação do dólar...

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sobre trechos de Geraldo Mayrink do Vinícius, o poeta que amava mulheres

era elogio ao caráter, mas não ao gênio . claro enigma . foi aplaudido e carregado em triunfo na saída. ! . "instabilidade vasomotora" . "mas na sombra de uma cama nunca nenhuma mulher foi tão bela!" . "hoje nem olho pra trás quando tu passas por mim" .

Vinícius era um !!!! deixou sua marca na cultura e nas mulheres. um ser admirável e por ser admirável não se há mais lamentos. deixou sua marca bem marcada e é isso que importa agora:
o resultado e não o seu processo. se a bebida encurtou sua vida, aí já se foi um lamento. ele viveu para admirar as mulheres e odiá-las admirando. foi sua profissão. era um admirador iniciante, sempre. sempre era "a primeira". sempre era "a última". e sempre se lamentava.. mas eu não lamento por sua trajetória tanto quanto se lamentou por suas dores de supostos amores.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As 3 dimensões

Semântica: *em que medida o símbolo representa bem a mensagem?

*compreendem mal o símbolo, pessoas de outras culturas?

*não chegam a entender o símbolo pessoas de idades diferentes?

*é difícil memorizar o tal?

*teve já uma ampla aceitação?

*contém este símbolo elementos que não estão relacionados com a mensagem?


sintática: *que aspecto tem este símbolo?

*em que medida as partes deste símbolo se relacionam entre si?

*em que medida este símbolo está bem relacionado com os outros símbolos?

*a construção do símbolo revela consistência no uso de figura/superfície, sólido/contornos, sobreposição, transparência, orientação, formato, escala, cor e textura?

*o símbolo é identificado ordenado e gradualmente?

*os elementos mais importantes são identificados em primeiro lugar?

*está o símbolo em contradição séria com os modelos ou convenções existentes?


Pragmática: *temos um símbolo seriamente prejudicado por umas condições de iluminação deficientes, uns ângulos de visão oblíquos ou por outras distorções visuais?

*símbolo vulnerável ao vandalismo?

*mantém-se o símbolo visível a partir das diferentes distâncias de visão?

*símbolo de difícil reprodução?

*pode ser ampliado ou reduzido sucessivamente?