domingo, 27 de julho de 2008

Design: forma e significação - capítulo I

Conhecer não é representar, é fazer um mapeamento. O mau do designer é não saber a mecânica. Analisar a construção e a elaboração é conferir o significado. e vice-versa. O produto como consolação é o chamado investimento afetivo. O que não gera a ou uma forma, gera o caos. Um projeto é uma idéia? e uma idéia é um projeto? ?? O conhecimento do artesão é ou foi considerado inferior ao artista ou designer? "sabia dentro das ignorâncias". é um método de trabalho. O artista e o designer ( os senhores "formas ideais") evoluíram, respectivamente, através do artesão, tornando-se superiores pelo sistema feudal e a sociedade, banalizando o trabalho do artesão na época, até um belo pouco dos tempos de hoje, tudo isso graças ao processo do surgimento da Academia. Com o surgimento da máquina, obteve a queda do artista, e assim a evolução do designer. O designer é a evolução do artesão e do artista em relação às necessidades da sociedade. Evolução não se remete necessariamente ao menor ou ao melhor. Ou seja, retiro minha palavra. O designer é o artesão da revolução industrial. cada época surge profissionais para cada necessidade e isto é uma evolução de criatividade e não de capacidade. ou a evolução baseada na necessidade.

Workshop de Santiago Ortiz

A órbita formou o ponto que pode ser considerado ou visualizado como o "final", mas que na verdade é o ponto de início de mais um ciclo. o tal ponto de origem não é necessariamente o ponto de origem.

A teoria ou técnica da ilustração em que o externo forma o interno.

Um sistema linear pode formar uma imagem que evoca o movimento rápido, brusco, em velocidade.
É possível 10 milhões de células se relacionarem com 1. A morte ocorre quando um desses é isolado ou há super população. E o nascimento ocorre através de 3 vivos, com supervivência de 2 ou 3.

_ _ ying ____ yang
(feminino) (masculino)

Fractais Fractal - Fatal
processos com intuito de infinito, que convergem, chegando perto do que se parece o limite. Nem sempre são previsíveis. Toda a estrutura do universo são verdadeiros fractais. Insetos são um grande exemplo. A idéia de que a origem de muitas questões (e temos como referências nestas até hoje) se teve na Grécia antiga, faz-se uma relação interessante com as pirâmides, que se tornaram fractais (por sua reprodução) que remetem à origem, à formação da vida, à um fractal. Os elementos dos fractais são sempre influenciados por seus vizinhos, surge aí a questão da semelhança entre eles. A divisão, o aumento, o processo de multiplicação ocorre com a troca e com a divisão de informação.

Teoria da escolha e a Teoria da Multiplicação
A teoria da escolha é um processo dinâmico. Previsível?
A teoria da multiplicação ocorre como na forma de misturar cores primárias, os quais surgem as cores secundárias. Sempre diferente. Nunca igual.

Jogo da vida
não dá para prever, é necessário entender.

Conclusões
As idéias de reflexões e auto ajuda tem a resposta verdadeira nos processos matemáticos e científicos. A célula que é isolada morre ou se livra? ao se livrar de um determinado grupo, se o indivíduo não achar um outro grupo, não terá uma vida regularmente saudável. A sensação que causa ao se livrar é de alívio, mas ocorre, secundariamente, o desgaste da criatura.
Atualmente, com a era digital em mais alto nível, muitas teorias se reformulam, se confundem, não tendo teorias tão seguras. A distãncia não afeta mais a conexão. ou afeta? A rede de relações não necessita de conexões, e sim do controle de conexões. Controle este que não há previsão..

Somos todos grandes fractais. Em torno de nós há fractais. Tudo se entende ao observarmos a teoria dos fractais. Precisamos das teorias para a solução, reflexão, entendimento do entorno.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

lição de aula

enriqueço um pouco o poder dos pensamentos e da energia a cada dia.

sou polarizador de idéias libertárias, um líder.

"transformar o impossível em possível, o possível em leveza e a leveza em elegância"
Moshé Feldenkrais



você pára. mas ela continua.